Atividade aeróbia e anaeróbia

Aeróbia e Anaeróbia

O mundo do esporte é amplo e diversificado; existem muitas disciplinas e entre elas podemos escolher aquela que melhor se adapta aos nossos interesses e ao nosso status individual.
A atividade física e os esportes amadores costumam ser um hobby, uma diversão e nos permitem ficar em forma e saudáveis; também são um bom antídoto para o estresse e dão um bom humor. Depois, há esportes de nível competitivo que incorporam o conceito de desempenho, vitória, grandes esforços.
Duas classificações principais podem ser distinguidas: atividade aeróbia e atividade anaeróbia.

O que é atividade aeróbica

mulher sênior na classe da aptidão em uma foto conservada em estoque de sorriso do pose da prancha - atividade aeróbica - fotografias e filmes do acervo
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Por atividade aeróbia entende-se uma atividade de baixa intensidade e longa duração . Se bem conduzido, tanto em nível amador quanto competitivo, pode ter muitos efeitos benéficos para o corpo. Permite, de facto, melhorar as funções cardio-circulatórias, respiratórias e metabólicas e o estado de ânimo. Com o treinamento constante, a freqüência cardíaca diminui gradualmente e a capacidade respiratória aumenta (maior oxigenação dos tecidos); isso também significa maior resistência e menos sensação de fadiga. As atividades aeróbicas e esportes mais populares são, por exemplo: caminhada, corrida (ou corrida), ciclismo, natação de baixa intensidade, esqui cross-country, bicicleta ergométrica e esteira.
Estas atividades podem ser praticadas por qualquer pessoa, sem limites particulares, seguindo as orientações do seu médico e calibrando os seus esforços com base na idade, peso, condições de saúde. A atividade aeróbica, com sua baixa intensidade, permite “queimar” as gorduras armazenadas e não apenas os açúcares presentes no sangue e nos músculos. Consumir gorduras também significa diminuir os valores de colesterol e triglicérides , bem como prevenir certas doenças e melhorar o estado de saúde dos diabéticos.

Andar de bicicleta e caminhar: dois bons exemplos de atividade aeróbica

Caminhar ou andar de bicicleta é fácil e não custa nada , basta um pouco de boa vontade e os conhecimentos necessários para praticar essas atividades de maneira adequada. Na verdade, ao praticar essas atividades como esporte, é aconselhável atentar para três aspectos fundamentais:

se manter flexível na sua terceira anos com pilates - atividade aeróbica - fotografias e filmes do acervo
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  • A consistência : é aconselhável praticar atividade aeróbica por períodos de pelo menos 2-3 horas por semana . Rapidamente sentirá os benefícios da atividade física, mas se conseguir treinar por 3 meses consecutivos, sentirá mudanças em seu corpo e um tal bem-estar que não poderá mais abandonar o treino.
  • A duração: deve ser calibrada nas habilidades físicas de cada um, que obviamente irão aumentar à medida que o corpo for mais treinado. Os maiores benefícios, porém, são obtidos caminhando por pelo menos 40 minutos , melhor ainda se 60, ou pedalando por uma hora ou mais . Mas tenha cuidado! Falamos de um treino sem interrupções ; caminhar 4 vezes ao dia de 10 minutos cada não tem o mesmo efeito benéfico de 40 minutos consecutivos de treinamento.
  • L ‘ intensidade : estamos falando de atividade aeróbica e baixa intensidade. No entanto, “baixa intensidade” não significa o ritmo que você dá quando anda pelas lojas ou vai ao supermercado! Para calcular a intensidade exata, você mesmo pode realizar o teste de fala : se, ao caminhar ou pedalar na planície, você está sem fôlego, sente que seu coração está batendo muito rápido e sua respiração aumenta excessivamente, isso significa que você está indo muito rápido. Por outro lado, se você pode conversar facilmente com um amigo sem nenhum esforço, você está indo muito devagar! A velocidade de caminhada deve ser em torno de 4 Km / h, a de pedalar em torno de 15 Km / h.
aula de boxe tailandês - atividade aeróbica - fotografias e filmes do acervo
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Lembre-se de que você precisa se manter treinado constantemente para melhorar a tolerância aos exercícios (aptidão cardiovascular) e o bem-estar psicofísico.

Atividade anaeróbica, o que é?

Por atividade anaeróbia entende-se uma atividade de força : em um curto período de tempo você passa por um esforço intenso , tecnicamente chamado de máximo, que não pode se prolongar no tempo porque pode causar a presença de ácido láctico (escória natural da contração muscular), muito indesejável . O ácido lático provoca uma piora no desempenho, pois seu acúmulo leva rapidamente a uma sensação de fadiga, dores musculares e interrupção do esforço.

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Sobre ácido láctico

O ácido láctico é um composto orgânico resultante do metabolismo dos carboidratos. É produzido pelo nosso corpo mesmo em condições de repouso absoluto. Porém, seu nível aumenta com o aumento da atividade física: durante exercícios intensos e prolongados, os músculos produzem mais ácido lático do que o corpo é capaz de metabolizar. Quando a taxa de síntese excede a taxa de eliminação, o ácido láctico começa a se acumular nos músculos. Esse acúmulo causa uma sensação de dor generalizada e fadiga muscular . Nestes casos, é bom parar de se exercitar e relaxar a musculatura, para que o sangue leve o excesso de ácido láctico. Pode ser útil praticar alongamento, exercícios de peso corporal (portanto sem qualquer carga) ou uma massagem na área dolorida.
Para evitar o excesso de ácido lático é necessário proceder gradativamente no treinamento, aumentando progressivamente a carga de sessão para sessão. Dessa forma, gradativamente, a capacidade de descarte do ácido do sótão e, portanto, a resistência aos esforços aumentará, obtendo-se assim desempenhos cada vez melhores.
Nos casos de acúmulo de ácido lático é bom aguardar alguns dias antes de retornar à atividade física, para permitir sua eliminação e permitir que os músculos readquiram o oxigênio necessário para um metabolismo aeróbio eficiente.

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Os esportes com atividade anaeróbia são, por exemplo: levantamento de peso, corrida rápida de 100 metros, atletismo pesado e todos os esportes que exigem desempenho máximo em um curto espaço de tempo.
Na atividade anaeróbia, para obter energia pronta para uso, geralmente os açúcares são mais usados ​​do que as gorduras. Por esse motivo, é recomendável seguir uma dieta especial antes e depois do esporte.
A atividade anaeróbica, caracterizada por contrações musculares repentinas, ajuda a aumentar a massa muscular. Como o músculo é o órgão que consome mais calorias, quanto mais músculos temos, mais calorias consumimos. Assim conseguimos controlar o peso e manter a forma.

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Fonte: https://www.r7.com.

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