O que é um tratamento de canal radicular?

Tratamento de canal

Um tratamento de canal radicular é usado para reparar o dente danificado. É também denominado tratamento endodôntico.

Envolve a perfuração de um orifício no dente e a remoção do centro mole, conhecido como polpa dentária. A polpa dentária é composta de tecido conjuntivo, nervos e irrigação sanguínea e se estende até as raízes do dente. Depois que a polpa é removida, o espaço é preenchido e selado.

A coroa, ou superfície do dente usada para mastigar, também pode ser substituída, se necessário.

A terapia de canal radicular pode ser realizada por seu dentista regular ou por um endodontista especialista.

Quando é necessário um tratamento de canal radicular?

Um tratamento de canal radicular pode salvar um dente muito infectado ou danificado. O dente pode ter se infectado ou danificado por cárie, tratamento dentário repetido, desgaste, doença gengival, obturações rachadas ou lesão do dente.

mulher no dentista - care no dente  - fotografias e filmes do acervo
Fonte de Reprodução: Getty Imagens

Quando a polpa dentária é danificada, as bactérias podem começar a se multiplicar dentro do dente. Isso pode levar a uma infecção ou abcesso, que é uma bolsa de pus que se forma no final da raiz do dente.

Salvar seu próprio dente, se possível, é importante. Funciona melhor do que um dente artificial para morder e mastigar. A perda de um dente pode causar outros problemas na boca. Substituir um dente perdido por um artificial geralmente requer procedimentos odontológicos mais complexos. O tratamento do canal radicular costuma ser a melhor maneira de salvar um dente.

Quais são os sinais de que posso precisar de um tratamento de canal radicular?

Às vezes, não há sintomas de que um dente precise de tratamento de canal. Mais comumente, os sinais incluem:

ela veio ao lugar certo para aquela dor de dente. - care no dente  - fotografias e filmes do acervo
Fonte de Reprodução: Getty Imagens
  • forte dor de dente ao morder ou mastigar
  • sensibilidade ao calor ou frio que perdura depois que o calor ou frio foi removido
  • escurecimento do dente
  • gengivas inchadas e sensíveis
  • pus ao redor de um dente infectado
  • inchaço do rosto ou pescoço
  • um dente solto

O que acontece durante um tratamento de canal radicular?

Primeiro, o dentista tira uma radiografia do dente para ver o formato dos canais radiculares e determinar se há alguma infecção no osso ao redor do dente.

Uma folha ou borracha chamada de dique de borracha é colocada sobre o dente para evitar contaminação. Você será capaz de respirar normalmente.

african adorable kindergarten age girls and father brushing teeth in bathroom at home. selective focus at a little girls missing a primary teeth. - care no dente  - fotografias e filmes do acervo
Fonte de Reprodução: Getty Imagens

O dentista usará um anestésico local para anestesiar a área ao redor do dente antes de fazer um orifício no dente para remover a polpa. Cada dente possui entre 1 e 4 canais, dependendo do dente. Todos os canais serão limpos, modelados e desinfetados.

O dentista pode levar várias consultas para limpar e fazer o orifício dentro do dente antes de colocar uma obturação esterilizada. Entre os tratamentos, eles selam o dente com uma obturação temporária e podem colocar uma faixa de metal ao redor do dente para protegê-lo.

dentista curar um paciente do sexo feminino - care no dente - fotografias e filmes do acervo
Fonte de Reprodução: Getty Imagens

Quando o tratamento for concluído, eles preencherão o espaço do canal com um material chamado guta-percha. Eles também podem inserir um pequeno suporte nos canais radiculares para fortalecer o dente. Eles podem tampar o dente com uma coroa artificial, se necessário.

A terapia de canal radicular pode ser mais desconfortável do que uma obturação normal, porque leva mais tempo, mas geralmente não é mais dolorosa.

Encontre os melhores assuntos sobre Odontologia aqui. Receba informações e comparações! Encontre profissionais especializados em Odontologia. Para mais informações acesse https://www.dentistasembh.com.br/.

Fonte: https://www.r7.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *