Os lugares mais bonitos para ver na Itália

Lugares para visitar

Como já escrevi, voltaremos a viajar com certeza . No entanto, pelo menos no que me diz respeito, faremos de outra forma. Quando a viagem for possível novamente, pequenas aldeias desconhecidas e reservas naturais experimentarão uma espécie de renascimento. Será o momento de ouro do famoso turismo do quilômetro zero que há anos elogiamos sem realmente praticá-lo. Ou melhor, praticando, mas como uma viagem fora da cidade e não como uma viagem de verão. Será o resgate da viagem à Itália. Também por uma espécie de espírito patriótico pelo qual preferimos ajudar o nosso turismo a alimentar o de outro país.

Com isso em mente, tirei meu caderno mágico onde marquei os lugares mais bonitos para se conhecer na Itália . O que não é uma expressão apenas para dizer, eu realmente tenho isso na minha gaveta do criado mudo. Mais de um, é claro. Dividido por regiões, estados e estações. Sou assinante da Bell’Europa e da Bell’Italia há 15 anos, mas agora sou assinante da Dove . Por causa da minha leitura compulsiva, desde os tempos desavisados ​​em que achei que um dia não escreveria sobre viagens, sempre fiz listas de desejo por quilometragem . Dez vidas não seriam suficientes para eu ver tudo. Até porque mudei muito e o conceito de nunca mais voltar para o mesmo lugar já não me pertence.

Eu virtualmente abro meu caderno e revelo meus 100 lugares mais bonitos para visitar na Itália . Uma lista muito pessoal, é claro. Que se baseia em leituras, boatos e sentimentos. Em alguns casos, vou apontar lugares que gostaria de ver há muito tempo e para os quais ainda não criei a oportunidade, infelizmente. Em outros casos, porém, mostrarei lugares que conheço – portanto, tenho a certeza matemática de que eles são bonitos – mas aos quais não volto há anos.

Em minha lista de desejos de viagem dos 100 lugares mais bonitos para ver na Itália , tocarei em todas as regiões. E, para esta viagem virtual, vou começar ao contrário, ou seja, do Sul. E em particular das duas regiões italianas onde nunca estive na minha vida . Imperdoável. Molise e Calábria.

Calabria

santa maria del isola monastery, tropea, calabria - calabria - fotografias e filmes do acervo
Fonte de Reprodução: Getty Imagens

Vamos começar com a Calábria, que não conheço absolutamente . A Calábria é a única região pela qual nunca passei realmente. Nunca fui lá, não sei onde estão as praias mais bonitas e onde o mar é maravilhoso. Não sei se o lado Jônico ou voltado para o Mar Tirreno é melhor. Além de Tropea e dos Bronzes de Riace, não tenho certeza. Aqui estão alguns lugares que marquei.

1. Santa Severina, na província de Crotone . Uma aldeia onde me deparei com uma revista onde obviamente as fotos eram super sugestivas. Tem um lindo castelo normando pelo qual me apaixonei.

2. Scilla na província de Reggio Calabria. Deve ser um conto de fadas. Se você fizer uma busca no Google Images, verá uma foto noturna do promontório com vista para o mar. Eu me imagino ali ao pôr do sol, fora da estação. Para me deixar encantar pelo murmúrio das ondas.

3. Diamante na província de Cosenza. Minha prima sempre ia para a segunda casa de sua melhor amiga em Diamante durante o verão. Esse nome sempre me impressionou, assim como as fotos do mar. Não tenho certeza se Diamante é realmente a Pérola do Mar Tirreno, como dizem, mas sei que mais cedo ou mais tarde quero ir para lá. Para dar um rosto a um lugar de que sempre ouvi falar.

4. Atravesse o Estreito de Messina de balsa. Não é um dos lugares mais bonitos da Itália, mas uma viagem que deve ser feita. Fui à Sicília de avião e de navio, partindo mesmo de Gênova. Nunca cheguei lá de carro cruzando o porta-malas. E eu acho uma pena. Porque uma viagem deste tipo transmite perfeitamente a ideia do quão infinita é a nossa Itália, do quanto as paisagens realmente mudam de região para região. Além do fato de que me daria a oportunidade de cruzar a Calábria e explorá-la melhor.

5. O Coletor de Ventos em Pizzo Calabro . Deixo-vos a história de Serena, da qual li pela primeira vez sobre esta obra sugestiva. O segundo mais visitado na Calábria depois dos Bronzes de Riace.

Molise

scenic view of lake and mountains against sky - molise - fotografias e filmes do acervo
Fonte de Reprodução: Getty Imagens

Se nunca realmente coloquei os pés na Calábria, pelo menos estive em Molise. Mas a passagem não está marcada, se realmente fôssemos aqueles que contam os lugares por onde passaram. Há quem pontue entre os países visitados também aqueles em que param sem pôr os pés fora do aeroporto, por assim dizer. Pois bem, uma vez que pouco ou nada nos preocupamos com as bandeiras, não basta ter visto a placa Molise para dizer que lá estivemos.

O que mais me fascina em Molise? Que em uma hora de carro você pode passar do mar às montanhas, da neve às costas. Uma prerrogativa de que poucas regiões podem se orgulhar. Então, italianos, não temos desculpas, temos que ir para Molise.

6. O Transiberiano da Itália. Eu quero pegar esse trem. De forma alguma eu fiz documentos falsos para viver uma experiência em um trem a vapor nas Highlands e nunca peguei uma carruagem para explorar Abruzzo e Molise . Sonho com esse trato com a neve, mas também com o verão deve ter um bom motivo.

7. Remeto a você este artigo de Elisa para obter idéias para muitas aldeias ao redor de Isernia . Para mim, esta área fascina muito com seus campos de trigo dourado.

8. Termoli com suas casas coloridas. Que salvei várias vezes no conteúdo do Instagram. Uma cidade que eu nem conhecia e que é, sem dúvida, um dos lugares mais bonitos para se conhecer na Itália.

9. Bagnoli del Trigno na província de Isernia. Encontrei uma foto desta aldeia no Natal. Praticamente um presépio. E num roteiro de Natal gostaria muito de ver a ‘Ndocciata, da’ ndoccia que significa tocha, em Agnone . Em 2015 alguns ‘ndocce também foram trazidos para Milão, mas obviamente ver a festa real no local seria realmente um sonho.

10. Natureza, de cachoeiras evocativas como as do Carpino a extensões de campos de trigo. Algumas das melhores fotos que salvei no Pinterest foram tiradas perto de Ururi. Resta visitar a aldeia e ver se é realmente assim.

Basilicata

sassi di matera 1 - basilicata - fotografias e filmes do acervo
Fonte de Reprodução: Getty Imagens

Eu também tenho muito pouco conhecimento da Basilicata, que remonta a uma viagem à Puglia quando eu tinha 9 a 10 anos de idade. De lá fomos alguns dias para Basilicata, para um amigo de meu pai que tinha uma casa em Policoro. O que quer dizer que quase não me lembro de nada.

11. Matera. Não sei se passamos por Matera nessa viagem. Sinceramente, acho que não. Porque a Matera dos anos 1980 certamente não era a Matera de hoje. Portanto, não vi a bela, instagramável, fotografada, cenográfica Matera. E isso absolutamente deve ser remediado. [ATUALIZAÇÃO: eu remediei. Você pode ler a história de nossa visita guiada em Matera com Salvatore , um momento memorável da viagem. E eu confirmo, Matera é um dos lugares mais bonitos para se ver na Itália.]

12. A vista da estátua do Cristo Redentor . Para se sentir um pouco carioca. A estátua está localizada acima de Maratea, um lugar que tenho certeza que é lindo, tenho minhas fontes.

13. Pietrapertosa e Castelmezzana . Talvez com a fuga do anjo no meio. Ou possivelmente explorando as duas aldeias sem necessariamente voar suspenso por um fio. Mesmo que a emoção seja garantida.

14. Craco , a cidade fantasma da província de Matera. Com as casas grudadas na rocha, é realmente muito sugestivo e está na lista de desejos há um tempo. Este é um dos lugares mais bonitos para se conhecer na Itália que me fascina muito.

15. A área arqueológica de Metaponto com as Tábuas Palatinas , o famoso templo dórico dedicado à divindade Hera. Vi algumas fotos à noite com todas as colunas iluminadas. Emocionante.

Puglia

clifftop coastal town beach - puglia - fotografias e filmes do acervo
Fonte de Reprodução: Getty Imagens

A última vez que fui à Puglia? Acho que foi em 2003, por ocasião do casamento de um querido amigo meu dos tempos de Erasmo. Sua formatura, alguns anos antes, foi uma oportunidade de visitar as mais belas cidades e vilas, de Lecce a Ostuni. Puglia foi destino de várias férias à beira-mar com meus pais, da Marche foi perto. Lembro-me de um scazzo meu mal disfarçado em Santa Maria di Leuca para o baixíssimo entusiasmo pelo salto da Itália. Porque eu queria estar em outro lugar, ou melhor, na companhia de outras pessoas. Viajar como filho único não me lembro de ser tão idílico a partir de certa idade. Então você tem que voltar para Puglia.

16. Polignano a Mare. Eu saio, nunca estive em Polignano. Ou se já estive lá, não me lembro. As fotos que vocês veem são maravilhosas, então aqui é realmente urgente ir para lá. Mas na época muito baixa.

17. Castel del Monte. Eu faço outro passeio. Onde descobri a existência dessa maravilha? Na Alemanha, palestra sobre Frederico II. Ou seja, imagine a cena. Alunos alemães que me pedem a confirmação da beleza do lugar e eu que finjo descaradamente. Porque eu não sabia absolutamente o que era e onde estava. Eu tinha prometido a mim mesma que iria lá quando voltasse. Já se passaram 23 anos. Talvez seja apropriado remediar. Deixo para vocês a história de Cabiria .

18. Um mergulho na caverna da poesia . Bem como um mergulho na piscina natural da Marina Serra. E nenhuma grande introdução é necessária aqui.

19. Alberobello e todo o vale de Itria. Fui para Alberobello ainda criança e me surpreendeu muito. Gostaria de voltar com pleno conhecimento dos fatos, talvez ficando em um trullo.

20. Vieste. Nunca estive lá e isso me fascina muito, tão esticado sobre o mar. Um daqueles países pelos quais tenho certeza que me apaixonaria.

Sicily

town by sea against sky in city - sicily - fotografias e filmes do acervo
Fonte de Reprodução: Getty Imagens

Também o escrevi no post dedicado ao itinerário na Sicília com as crianças . Uma viagem não é suficiente, mas não duas para visitar a maior região da Itália . De San Vito Lo Capo para chegar a Portopalo di Capo Passero, exatamente no lado oposto, leva mais de quatro horas. É como sair de Milão e chegar ao Lago Bolsena, para percorrer distâncias. Só estive na Sicília duas vezes, acumulando tantos destinos na minha lista de desejos que praticamente passaria os próximos cinco anos só lá.

21. Lampedusa e Pantelleria : Eu os coloquei juntos para salvar uma posição na lista. Eu sei muito bem que eles são dois mundos separados que não podem ser comparados. Nós os colocamos no único caldeirão das ilhas mais longínquas a serem alcançadas, aquelas que fazem um mundo à parte.

22. Favignana . Mas também Levanzo e Marettimo. Mais ilhas. Eu vi Favignana de longe das salinas de Trapani. Estávamos a um passo de reservar a balsa para a viagem de um dia. Então, o espírito de viagem lenta prevaleceu. Decidi que não teria dedicado de oito a nove horas de batida e corrida a Favignana, mas que voltaria para uma viagem ad hoc.

23. Subida ao Etna. Na primeira viagem à Sicília em nossa juventude percorremos quilômetros e vimos os lugares mais importantes, de Palermo ao Vale dos Templos, da Riserva dello Zingaro a Lipari. Mas não fomos capazes de subir ao topo do Etna. Realmente imperdoável.

24. Os lugares de Montalbano . E assim, com uma redação, incluo mil lugares que gostaria de ver. Eu realmente gostaria de refazê-los em um único itinerário, de Scicli a Ragusa Ibla passando por Punta Secca e o castelo de Donna Fugata.

25. A Scala dei Turchi. Queria fazer parte do roteiro de alguns anos atrás, mas não consegui por questão de tempo. Realmente precisa ser remediado.

Encontre os melhores assuntos sobre Viagens aqui. Receba informações e comparações! Encontre profissionais especializados em Viagens. Para mais informações acesse https://guiamaisjoaopessoa.com.br/.